• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2016.tde-10102016-161845
Documento
Autor
Nombre completo
Wilq Vicente dos Santos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Mello, Jefferson Agostini (Presidente)
Hamburger, Esther
Ortellado, Pablo
Título en portugués
Imagens do povo no vídeo: Estado, lutas sociais e produção cultural das décadas de 1980 e 2000
Palabras clave en portugués
ABVP
Coletivo de Vídeo Popular de São Paulo
Lutas sociais
Produção cultural
Vídeo Popular
Resumen en portugués
Trata-se do novo cenário da produção e difusão de vídeo popular, tendo em vista o contexto das transformações na cultura brasileira, com foco nas ações e realizações da Associação Brasileira de Vídeo Popular - ABVP dos anos 1980 e do Coletivo de Vídeo Popular de São Paulo dos anos 2000, levando em consideração rupturas e continuidades nas formas organizativas dessa produção. Para tanto, olhamos para o passado recente da cultura brasileira para entender as influências e o lugar atual da produção cultural na realização de vídeo popular. Dois eixos básicos são apresentados para explorar a relação entre contexto social, produção cultural e vídeo popular. Na primeira vertente, analisa-se os mecanismos de produção dos realizadores ligados à ABVP, próxima aos movimentos sociais e populares da época, traçando como se comporta esse grupo de produtores, a partir da análise do vídeo Há lugar, de 1987. A segunda vertente, mais atual, insere os vídeos no contexto mais amplo da produção cultural, delineando as determinantes sociais e culturais de seu mecanismo de produção. Percebe-se hoje que o audiovisual não está restrito ao dito cinema de mercado e à indústria cultural, mas que se desenha também como instrumento no interior de ações culturais e sociais. Neste contexto vamos analisar o vídeo Qual Centro?, de 2010. Pretende-se investigar, através do apontamento histórico das mudanças institucionais e legais ocorridas no âmbito federal, estadual e municipal no que tange à política cultural para o audiovisual e para a "diversidade", alguns pontos da relação entre a produção cultural, as mudanças na concepção de cultura e de Estado, as mudanças na situação político-econômica e a produção de vídeo popular do passado e do presente
Título en inglés
Pictures of the people in the video: State, Social struggles and cultural production of the 1980s and 2000s
Palabras clave en inglés
ABVP
Cultural production
Popular video
Popular Video Collective of São Paulo
Social struggles
Resumen en inglés
This research focus on the new stage of popular video production and broadcasting, given the context of changes in Brazilian culture, approaching the actions and achievements of the Brazilian Association of Popular Video - ABVP (1980s) and Popular Video Collective of São Paulo (2000s), taking into account ruptures and continuities in the organizational forms of this production. To this end, we look at the recent past of Brazilian culture to understand the influences and the current place of cultural production in the realization of popular video. Two basic axes are presented to explore the relationship between social, cultural production and popular video. In the first part, we analyze the mechanisms of production of the videomakers linked to ABVP, closed to the social and popular movements of the time, tracing how this group of producers behaves, starting from the analysis of the video Há Lugar (There is Place), 1987. The second part understand videos in the broader context of cultural production, outlining the social and cultural determinants of their production mechanism. We can see today that the audiovisual is not restricted to that market and the cultural industry of cinema, but also as a tool inside of cultural and social activities. In this context we analyze the video Qual Centro? (Which Center?), 2010. We intend to investigate, through the institutional and legal changes in federal, state and municipal levels, with regard to cultural policy to the audiovisual and "diversity", some points of the relationship between cultural production, changes in the conception of culture and state, changes in the political and economic situation, and popular video production, past and present
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-10-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.