• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
Documento
Autor
Nombre completo
Vitor Silva Freire
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Trigo, Luiz Gonzaga Godoi (Presidente)
Aulicino, Madalena Pedroso
Marques, Jane Aparecida
Taddei, Ana Laura Maria Gamboggi
Título en portugués
Respeitável público: uma reflexão sobre a relação entre o teatro de grupo paulistano e o público não especializado
Palabras clave en portugués
Entretenimento
Espectador
Teatro
Resumen en portugués
Inserida no campo dos Estudos Culturais, esta pesquisa observa o contato entre a produção artística do teatro de grupo da cidade de São Paulo e o espectador não especializado aquele que não é profissional ou estudante teatral. Somando observações, depoimentos, entrevistas e estatísticas, é possível constatar que um verdadeiro público teatral, espontâneo e recorrente, é algo escasso. Apesar de ser amplamente oferecido na capital paulista, o teatro ainda não se configura como uma atividade preferida para o tempo livre dos cidadãos. Porém, o contato com o espectador não especializado não é item supérfluo, mas justamente onde o teatro pode encontrar suas condições de sustentabilidade financeira e artística, uma vez que esta é uma atividade que vive precária situação de financiamento e cujo conceito artístico está atrelado ao diálogo com a sociedade. Há, então, um conflito entre necessidade e ausência do espectador que merece ser analisado. Um conflito que a simples leitura de estatísticas não encerra, que é nublado pela visão nostálgica, plateias de especialistas e espectadores pontuais, e que vai além das explicações baseadas apenas na renda e escolaridade do público. O que esta dissertação propõe é um olhar interdisciplinar e crítico sobre o comportamento dos envolvidos nesta situação. Analisando os espectadores, percebe-se uma ânsia por diversão, grandiosidade, prazer e segurança que tem pouca harmonia com a produção artística do teatro de grupo, ainda que o atual valor dado à experiência possa encontrar afinidade nas propostas dos espetáculos. E analisando os artistas teatrais, percebe-se que a busca pelo espectador não especializado nem sempre se efetiva, seja por mecanismos de financiamento à cultura que relegam o espectador a segundo plano, pela fragilidade das ações de divulgação e formação de plateia ou por uma concepção elitista do próprio ofício. Esta dissertação espera colaborar academicamente com os estudos sobre recepção, entretenimento e democratização cultural. Mas espera ainda mais ressaltar a gravidade do problema de um teatro restrito a especialistas, e assim convidar para que outros ampliem este debate e gerem um movimento de maior aproximação entre arte e sociedade
Título en inglés
Honorable audience: a reflection on the relation between the group theater in the city of São Paulo and the non-specialized spectators
Palabras clave en inglés
Entertainment
Spectator
Theater
Resumen en inglés
Inserted in the field of Cultural Studies, this research observes the contact between the artistic production of the group theater in the city of São Paulo and the non-specialized spectator one who is not a professional or a theatrical student. Adding observations, testimonials, interviews and statistics, it is possible to observe that a true theatrical audience, spontaneous and recurrent, is something scarce. Despite being widely offered in the city of São Paulo, the theater is not yet a favorite activity for citizens' free time. However, contact with the non-specialized spectator is not a superfluous item, but precisely where the theater can find its conditions of financial and artistic sustainability, since this is an activity that is experiencing precarious financing situation and whose artistic concept is linked to the dialogue with society. There is a conflict between need and absence of the spectator that deserves to be analyzed. A conflict that a simple reading of statistics does not solve, which is clouded by the nostalgic vision, expert audiences and momentary spectators, and that goes beyond the explanations based only on the income and education of the public. What this dissertation proposes is an interdisciplinary and critical look at the behavior of those involved in this situation. Analyzing the spectators, it is perceived an eagerness for amusement, grandiosity, pleasure and security that has little harmony with the artistic production of the group theater, although the current importance given to the experience can have affinity with the proposals of the plays. And analyzing theatrical artists, it is perceived that the search for the non-specialized spectator does not always take effect, either by mechanisms of cultural funding that relegate the viewer to the background, by the fragility of actions of publicity and audience generation or by an elitist conception of their occupation. This dissertation hopes to collaborate academically with the studies on reception, entertainment and cultural democratization. But it hopes even more to emphasize the seriousness of the problem of a theater restricted to specialists, and thus invite others to broaden this debate and generate a movement to bring art and society closer together
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-11-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2018. Todos los derechos reservados.