• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2016.tde-05122016-150018
Document
Auteur
Nom complet
Amanda Carolina Hora da Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Guridi, Verónica Marcela (Président)
Chapani, Daisi Teresinha
Villani, Alberto
Viviani, Luciana Maria
Titre en portugais
Os processos de socialização e a formação da identidade profissional docente: o caso dos professores de ciências em início de carreira
Mots-clés en portugais
Identidade profissional ´docente
Professores de ciências
Socialização no início da carreira
Resumé en portugais
O presente trabalho busca compreender como os processos de socialização contribuem para a formação das identidades profissionais docentes dos professores de Ciências egressos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo EACH/USP. O principal referencial teórico que sustenta a pesquisa é constituído por Claude Dubar, que conceitua e fundamenta a construção das identidades sociais e profissionais. Além disso, o trabalho faz uma abordagem sobre a questão das identidades sob a perspectiva dos Estudos Culturais e das discussões suscitadas por alguns de seus teóricos como Stuart Hall e Néstor García Canclini. Para responder a pergunta de pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de Ciências iniciantes, egressos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. No que confere à análise dos dados utilizou-se uma metodologia qualitativo-interpretativa de pesquisa tendo como principal referencial metodológico as contribuições da História Oral e da Análise de Narrativas. Os resultados mostram que a construção das identidades profissionais docentes é um processo permeado por uma ampla teia de identidades herdadas e visadas e por tensões e rupturas entre os grupos de referência de origem e os grupos nos quais os professores pretendem se inserir em sua vida profissional. Na escolha pela profissão, parece haver um predomínio de identidades herdadas de gerações anteriores, e uma ruptura com o grupo de origem, enquanto que para permanecer no curso e na profissão docente, os professores utilizam algumas estratégias identitárias vinculadas com o reconhecimento desse grupo de origem. Os estágios obrigatórios parecem ter sido um elemento crucial na hora de decidir pela permanência na profissão docente. Quanto à inserção no mercado de trabalho, parece haver tensões entre os professores novos e sua cultura, por um lado, e os professores mais antigos e a cultura institucional, pelo outro. Os resultados nos conduzem a pensar que, nos processos de formação docente é importante incluir oportunidades de reflexão e de trabalho sobre os processos de socialização, para que o início na carreira e a permanência se tornem o menos problemático possível
Titre en anglais
The processes of socialization and training of the teaching professional identity: the case of science teachers beginning their careers
Mots-clés en anglais
Beginner science teachers
Early career socialization
Professional identity
Resumé en anglais
This study aims to understand how the socialization processes influence on the construction of professional identities of science teachers who have studied the Natural Sciences Teaching Major at School of Arts, Sciences and Humanities of the University of São Paulo - EACH / USP. The main theoretical framework that supports the research is the socialization theory of Claude Dubar, who conceptualized the construction of social and professional identities starting from socialization processes. Moreover, the work is an approach to the issue of identity from the perspective of Cultural Studies and discussions raised by some of its theoreticians such as Stuart Hall. To answer the research question, semi-structured interviews with beginners Science teachers which have studied the Natural Science Teaching Major at EACH-USP were conducted. Regarding to the data analysis, it was used a qualitative-interpretive research methodology, being the narrative analysis the main methodological approach. The results show that the construction of professional teachers' identities is a permeate process by a wide web of inherited and target identities and tensions and ruptures between the source reference groups and groups in which teachers plan to insert into your professional life. In choosing the profession, seems to be a predominance of inherited from previous generations identities, and a break from the original group, while to stay the course and the teaching profession, teachers use some identity strategies linked with the recognition of this source group. Required stages appear to have been a crucial factor in deciding the stay in the teaching profession. As for the inclusion in the labor market, there seems to be tension between new teachers and their culture, on the one hand, and the older teachers and the institutional culture, on the other. The results lead us to think that the teacher training process is important to include opportunities for reflection and work on the processes of socialization, so that the early career to become the least problematic possible
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2016-12-21
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.