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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2016.tde-01092016-190210
Documento
Autor
Nome completo
Mariana Queiroz Fernandes
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Jaremtchuk, Dária Gorete (Presidente)
Andrade, Mario Celso Ramiro de
Schwartz, Adriano
Título em português
Um balanço sobre o Seminário Longitudes: a formação do artista contemporâneo no Brasil
Palavras-chave em português
Arte contemporânea
Profissionalização do artista
Relações de trabalho
Resumo em português
A ampliação gradativa de instituições culturais privadas criou uma demanda de mão de obra qualificada para seus mais variados programas. Surgiram nos últimos 20 anos em todo o país cursos profissionalizantes e diversas graduações e pós-graduações em artes visuais reconfigurando assim um novo panorama daquilo que vem sendo, nos últimos anos, a formação do artista plástico (ou visual) no circuito artístico. A dissertação teve por objetivo discutir a posição do artista brasileiro contemporâneo através da análise do seminário Longitudes, realizado na cidade de São Paulo em março de 2014. Três temas centrais nortearam a configuração do seminário e posterior análise: o primeiro abordou a identidade do artista; o segundo tratou da expansão dos espaços alternativos e do escopo de trabalho do artista; o terceiro dedicou-se aos locais de formação e à proliferação de faculdades e cursos livres que têm suprido a demanda do mercado de trabalho recém desenvolvido. A partir dos depoimentos coletados no seminário, discutiremos as relações de trabalho no meio e a profissionalização do artista contemporâneo no Brasil
Título em inglês
A briefing of the Longitudes Seminar: formation of the contemporary artist in Brazil
Palavras-chave em inglês
Artist professional
Contemporary art
Labor relations
Resumo em inglês
The gradual expansion of private cultural institutions created a hand demand for skilled labor for its various sectors. Emerged in the last 20 years throughout the country training courses and several graduate and post-graduate courses in visual arts as well reconfiguring a new panorama of what has been, in recent years, the formation of the artist (or visual) on the art circuit. The dissertation aims to discuss the position of the Brazilian contemporary artist by an analysis of the Longitudes seminar, held in São Paulo in March 2014. Three central themes guided the seminar configuration and its further analysis: the first dealt with the artist's identity; the second dealt with the expansion of the alternative space and the artist's scope of work; the third topic turned to the training sites and the proliferation of colleges and other courses to come meet the demand of the newly developed labor market. From the testimonies collected in the workshop, we will discuss the labor relations in the milieu and the professionalization of the contemporary artist in Brazil
 
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dissertacao.pdf (2.33 Mbytes)
publicacao.pdf (996.60 Kbytes)
Data de Publicação
2016-10-18
 
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