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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2016.tde-24102015-232435
Document
Auteur
Nom complet
Fernanda Fernandes dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Oliveira, Dennis de (Président)
Nogueira, Silas
Silva, Alessandro Soares da
Titre en portugais
Escola de Samba em São Paulo: identidade e engajamento
Mots-clés en portugais
Engajamento
Escola de samba
Identidade
Reconhecimento
Resistência
Resumé en portugais
Esta pesquisa tem por objetivo estudar os processos de construção de identidade desenvolvidos nas escolas de samba de São Paulo e verificar como esses processos motivam o engajamento dos sujeitos em atividades não remuneradas, durante a preparação dos desfiles das agremiações. Para tanto, utilizou-se os referenciais conceituais de identidade e reconhecimento de Axel Honneth e Nancy Fraser, os conceitos de cultura negro-brasileira de Muniz Sodré e Nei Lopes, articulando-os com os movimentos de inserção de afrodescendentes na sociedade brasileira e paulista, marcados pela tensão entre a opressão racista e as resistências antirracistas. Além disso, foi realizada uma pesquisa de campo utilizando a metodologia da etnografia, análise de conteúdo e entrevistas semiestruturadas com participantes da harmonia e da bateria de três escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo: Vai-Vai, Rosas de Ouro e Pérola Negra. Esta pesquisa propõe que os processos identitários dos negros nas escolas de samba inserem-se na perspectiva de resistência aos mecanismos de opressão
Titre en anglais
Samba Schools in São Paulo, Brazil: identity and Commitment
Mots-clés en anglais
Commitment
Identity
Samba school
Resumé en anglais
This research discusses the processes of identity construction within samba schools in São Paulo, Brazil, and how such processes fosters the commitment of individuals towards nonpaid activities during the preparations for the schools' parades. Axel Honneth's and Nancy Fraser's framework of identity and acknowledgement were used, as well as Muniz Sodré's and Nei Lopes' concepts of African Brazilian culture, linking them with movements for the inclusion of African descendants in the Brazilian and the paulista communities, which are marked by tensions between racist oppression and anti-racist resistances. One of the guidelines of this research is that the processes of identity building for black people in samba schools are inserted in the resistance to the mechanisms of oppression. A field research was conducted using the ethnography methodology combined with content analysis and semisctructured interviews with members of two sectors (namely, the harmonia and the bateria) of Vai-Vai, Rosas de Ouro and Pérola Negra - three samba schools from the Grupo Especial, the main group of samba schools in the city
 
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DissertacaofinalFFS.pdf (877.99 Kbytes)
Date de Publication
2016-03-08
 
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