• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2019.tde-19122018-091008
Documento
Autor
Nombre completo
Bertholdo Mauricio da Costa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Grandino, Patricia Junqueira (Presidente)
Matos, Izalto Junior Conceicao
Santos, Ediogenes Aragao
Zanirato, Silvia Helena
Título en portugués
Paradigmas do acolhimento de crianças e adolescentes no Brasil: a Casa Crescer e Brilhar de São Vicente - SP
Palabras clave en portugués
Educação
Família
Infância
Lazer
Serviço de Acolhimento
Serviço social
Trabalho
Resumen en portugués
Este texto pretende investigar quais paradigmas pautaram as políticas de acolhimento de crianças e adolescentes no Brasil, no século XX e início do XXI, através do conceito de paradigma de dois autores; Roberto da Silva e Sylvia Constant Vergara, analisando um serviço de acolhimento específico: a Casa Crescer e Brilhar de São Vicente - SP e se o serviço de acolhimento analisado, está conseguindo implementar as mudanças introduzidas pela doutrina de proteção integral e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Para isso, buscamos a história da Casa Crescer e Brilhar, uma instituição fundada em 1974 para abrigar crianças e adolescentes em situação irregular, conforme a legislação vigente na época. Utilizamos atas das reuniões de diretoria da instituição, através da metodologia da análise de conteúdo. Encontramos situações que apontam graduais conquistas no atendimento da entidade, cumprindo com o que determina a legislação, principalmente no contato e reaproximação com as famílias, no exercício do direito ao lazer e preparação para o mundo do trabalho. A instabilidade dos convênios com o município e os editais de fomento que propiciam recursos financeiros, desgastam a equipe técnica e a diretoria, mas foram responsáveis por boa parte das conquistas. A falta de políticas públicas no município para a saúde, educação e habitação, alimentam ciclos de acolhimento institucional de crianças e adolescentes de famílias pobres
Título en inglés
Paradigms of the institutionalization of children and adolescents in Brazil: the House Grow and Shine of São Vicente - SP
Palabras clave en inglés
Childhood
Children's shelters
Education
Family
Leisure
Social services
Work
Resumen en inglés
This text intends to investigate which paradigms guided the policies for the reception of children and adolescents in Brazil, in the twentieth century and the beginning of the XXI, through the paradigm concept of two authors; Roberto da Silva and Sylvia Constant Vergara, analyzing a specific reception service: Casa Crescer e Shine of São Vicente - SP and if the host service analyzed, is managing to implement the changes introduced by the doctrine of integral protection and by the Statute of the Child and of Adolescents - ECA. For this, we look for the history of Casa Crescer e Shine, an institution founded in 1974 to house children and adolescents in an irregular situation, according to the legislation in force at the time. We use minutes of the board meetings of the institution, through the methodology of content analysis. We find situations that indicate gradual achievements in the care of the entity, complying with what determines the legislation, mainly in the contact and rapprochement with the families, in the exercise of the right to leisure and preparation for the world of work. The instability of the agreements with the municipality and the funding announcements that provide financial resources, wear out the technical team and the board, but were responsible for most of the achievements. The lack of public policies in the municipality for health, education and housing, feed institutional cycles of children and adolescents from poor families
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-03-11
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.