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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2019.tde-07112019-220307
Documento
Autor
Nome completo
Isabella Fontes Monteiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Castro, Claudia Medeiros de (Presidente)
Carneiro Junior, Nivaldo
Silva, Eunice Almeida da
Waldman, Tatiana Chang
Título em português
Ações educativas na assistência pré-natal de mulheres imigrantes
Palavras-chave em português
Educação em Saúde
Imigrantes
Pré-Natal
Resumo em português
O aumento dos fluxos migratórios internacionais na atualidade tem alcançado grande repercussão na mídia, ocupado agendas públicas e provocado ações de acolhida da população imigrante e efetivação de seus direitos. No Brasil, a saúde é um direito estabelecido constitucionalmente, e o acesso universal às ações e serviços que compõe o sistema de saúde é garantido para toda a população e inclui a população imigrante. A busca pelos serviços públicos de saúde por mulheres imigrantes ocorre, sobretudo, durante a gestação, parto e pós-parto. Esta pesquisa teve como objetivo identificar ações educativas realizadas no âmbito da atenção básica em saúde, no pré-natal de mulheres imigrantes. Para tal, a pesquisa esteve apoiada na perspectiva teórica construcionista. Foi realizada pesquisa qualitativa e as estratégias metodológicas utilizadas foram observação participante e entrevistas semiestruturadas com 9 profissionais de saúde. A análise dos dados se deu por meio da transcrição sequencial, integral e formulação de Mapas Dialógicos, organizados em quatro categorias temáticas: Percepção da presença das imigrantes na UBS internacional; Ações educativas em saúde: limitações no cotidiano da atenção às gestantes imigrantes; Estratégias de comunicação; e Os olhos de quem está na ponta: desafios e propostas para a assistência à saúde culturalmente sensível. O estudo indica que embora os profissionais de saúde busquem realizar as ações educativas, há necessidade de capacitação para o desenvolvimento de ações de Educação em Saúde que considerem os aspectos culturais e especificidades da população imigrante
Título em inglês
Educational actions in prenatal care of immigrant women
Palavras-chave em inglês
Health education
Immigrants
Prenatal
Resumo em inglês
The increase in international migratory flows nowadays has reached great repercussion in the media, occupied public agendas and provoked actions of reception of the immigrant population and effectiveness of their rights. In Brazil, health is a constitutionally established right, and universal access to the actions and services that comprise the health system is ensured for the entire population, includes the immigrant population as well. The search for public health services by immigrant women occurs mainly during pregnancy, childbirth and postpartum. This research goals to identify educational actions carried out in the scope of basic health care in immigrant womens prenatal. For this, the research was supported in theoretical construccionist perspective. A qualitative research was made and the methodological strategies used were participant observation and semi-structured interviews with 9 health professionals. Data analysis was carried out through sequential, integral transcription and formulation of Dialogical Maps, organized into four categories: Perception of the presence of immigrants in the "international" UBS; Educational actions in health: limitations in the daily care of pregnant immigrants; Communication strategies; and The eyes of those on the cutting edge: challenges and proposals for culturally sensitive health care. The study indicates that although health professionals seek to develop educational actions, there is a need for training for the development of Health Education actions that consider the cultural aspects and specificities of the immigrant population
 
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Data de Publicação
2019-11-18
 
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