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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2016.tde-04012016-163459
Documento
Autor
Nome completo
André Blaud Ciola
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Viude, Andrea (Presidente)
Bruno, Lucia Emilia Nuevo Barreto
Pacheco, Reinaldo Tadeu Boscolo
Valverde, Antonio José Romera
Título em português
Escola e resistência: o caso do Liceu Autogerido de Paris
Palavras-chave em português
Anticapitalismo
Autogestão
Ciências políticas
Escola
Resistência
Resumo em português
O presente trabalho insere-se no campo interdisciplinar que abrange os domínios da pedagogia e das ciências políticas. O objetivo geral é avaliar o vínculo existente entre uma instituição escolar e um projeto de resistência política. Trata-se do Liceu Autogerido de Paris, instituição escolhida por ser uma escola que apresenta uma proposta radicalmente distinta com relação às outras escolas da rede de ensino da qual faz parte e por conter nessa proposta elementos que podem contribuir para um projeto de emancipação. O estudo apoiou-se em uma pesquisa de campo que buscou mapear esses elementos no cotidiano da instituição. Em seguida, os dados coletados foram confrontados com a pesquisa bibliográfica realizada, que abordou três grupos de autores: no primeiro estão aqueles que auxiliaram a estabelecer um conceito de resistência; no segundo, autores implicados na crítica ao sistema de ensino capitalista; e, por último, autores que discutiram outras experiências que relacionam escola e resistência. Entre os resultados desta pesquisa, está a exposição de uma série de reflexões com relação às práticas escolares e de resistência, destacando-se o papel que possuem no questionamento da forma que o sistemas de ensino assumem hoje
Título em inglês
School and resistance: the case of the self-managed High School of Paris.
Palavras-chave em inglês
Anti-capitalism
Political sciences
Resistance
School
Self-management
Resumo em inglês
The present work is a part of the interdisciplinary field that covers the domains of pedagogy and political sciences. The overall objective is to evaluate the link between an educational institution and a project of political resistance. We have chosen the Self-managed High School of Paris since this institution presents a radically different proposal relative to other schools of the school system to which it belongs and for containing within this proposal elements which might contribute to an emancipatory project. The study was developed through a field research, which mapped these elements in the institution's daily life. Then the collected data was compared with the literature survey, which addressed three groups of authors: the first are those who helped to establish a concept of resistance; in the second, authors involved in the critique of capitalist education system; and, finally, authors who discussed other experiences that relate school and resistance. Among the results of this research, it is the exhibition of a series of reflections regarding school practices and resistance, highlighting the role they have in questioning the way the education systems take today
 
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Data de Publicação
2016-04-01
 
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