• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2016.tde-29122015-131136
Document
Auteur
Nom complet
Thaís Sauer Ricco Martins Costa
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Mendizabal Alvarez, Francisco Javier Sebastian (Président)
Brito, Eliane Pereira Zamith
Pereira, Carlos de Brito
Titre en portugais
Estudo da utilização das mídias sociais no desenvolvimento de coleções de moda
Mots-clés en portugais
Coleções
Desenvolvimento de novos produtos
Mídias sociais
Moda
Modelo de busca de informação de consumidores
Resumé en portugais
Ao analisar o macroambiente no setor de moda, pode-se situar esta indústria em um cenário econômico de competição e de eliminação de fronteiras. Em razão da existência de um grande número de empresas de moda e ao intenso trabalho da mídia, o consumidor está em contato com diversas opções de produtos, preços e facilidades, tornando-se cada vez mais desafiador para uma empresa se destacar nesse mercado. O setor de moda tem como característica a necessidade de renovação e, portanto, o contínuo e cíclico desenvolvimento de produtos. Esta particularidade tem como consequência uma grande influência sobre a gestão, produção, logística e atratividade dos artigos no mercado, que, aliadas à obsolescência, intimamente ligadas às estações do ano, estabelecem para esses produtos um ciclo de vida relativamente curto. Os meios de comunicação tornam-se mecanismos fundamentais para a disseminação da moda, que se revela, na maior parte das vezes, em uma trajetória de uma única via, onde as informações são simplesmente transmitidas ou ditadas. Das transformações no cenário da tecnologia digital da comunicação, emergem novas formas de interação, as mídias sociais. Estas novas tecnologias têm tornado viável uma comunicação contínua entre pessoas e empresas por meio da Internet, que ao valorizar a interação, possibilita que grupos com objetivos comuns se encontrem e possam compartir suas visões e objetivos. Neste contexto, surge um novo modelo de participação colaborativa que pode vir a ser uma ferramenta útil às empresas no desenvolvimento de coleções de moda. Este modelo permitiria, através da comunicação de via dupla, a utilização de opiniões e feedbacks de seus consumidores-alvo para estreitar relações e aperfeiçoar estratégias de segmentação e posicionamento. Pretende-se com o presente trabalho elaborar um estudo sobre a utilização das mídias sociais nas etapas do processo de desenvolvimento de coleções de moda em três diferentes segmentos: a moda exclusiva, o varejo tradicional de moda e o fastfashion. Os resultados demonstraram que as empresas com características mais inovadoras utilizam as mídias sociais com a finalidade de aumentar a visibilidade e o alcance de suas marcas e produtos, apropriando-se de seu potencial de comunicação. Enquanto as que oferecem peças com maior apelo comercial e grande grau de aceitação procuram utiliza-las também com foco na interação, a fim de identificar os desejos vigentes dos consumidores e tentar inseri-los em suas coleções
Titre en anglais
Social media utilization study on fashion collections
Mots-clés en anglais
Collections
Consumer information search model
Fashion
New products development
Social media
Resumé en anglais
Analyzing the macro fashion environment, one can situate this industry in economic scenery of competition and frontiers elimination. Due to the presence of a great number of fashion enterprises and the intense media work, the consumer is in contact with several products, prices and convenience options; making it more and more challenging for the enterprise standing out into that market. Fashion sector has, as a characteristic, the need of renewing, and, so, the continuous and cyclical development of products. This particularity has a relatively short life time, as consequence, a great influence on managing, production, logistics and attractiveness of the market article that, allied to the functional obsolescence, strictly linked to the seasons establish, to the products. Means of communication become fundamental mechanisms to fashion dissemination that reveals itself, most of the time, into one way trajectory. From changings in digital technology scenery of communication, there come up new interaction forms, the social media. These new technologies have made the continuous communication viable among people and enterprises by means of Internet, that valuing interaction makes it possible, for groups with common objectives, meeting and sharing their view and goals. Into this context, a new model of collaborative participation comes up, which can be able to aid enterprises, allowing the usage of opinions and feedbacks of their target-consumers, as developing close relations and improving the segmentation strategies and positioning through the double way communication, as being a useful tool to fashion collections development. It is intended, with the present work, to draw up a study on the usage of social media in the process steps of fashion collections development. The results have shown that the companies with the most innovative characteristics utilize social medias in order to grow the visibility and reach of its brands and products, appropriating their communication potential, while the ones that offer bigger commercial appeal parts and great acceptance degree look to utilize them also with interation focus, in order to identify the current consumers wishes and try to insert them into their collections
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2016-02-25
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.