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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2014.tde-29052014-154630
Documento
Autor
Nome completo
Marcela Bortotti Favero
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Mendizabal Alvarez, Francisco Javier Sebastian (Presidente)
Crescitelli, Edson
Pontes, Marcelo Chiavone
Título em português
A dinâmica da utilização das redes sociais no processo de comunicação pelas micro e pequenas empresas têxteis: um estudo exploratório
Palavras-chave em português
Comunicação de marketing
Confecções
Facebook
Micro e pequenas empresas
Redes sociais
Resumo em português
O estudo aborda a utilização das redes sociais como plataforma de comunicação das micro e pequenas empresas de confecção. A pesquisa se torna relevante por discutir temas importantes na atualidade: comunicação de marketing por meio de redes sociais e micro e pequenas empresas de confecção, justificando-se ainda, pela dificuldade que as micro e pequenas empresas apresentam de realizar ações de comunicação de marketing devido ao elevado investimento que as mídias tradicionais exigem. A proposta do estudo é identificar como as micro e pequenas empresas de moda estão utilizando as redes sociais para a comunicação com seu público consumidor. Para atender a esse objetivo foram definidos os seguintes passos: (a) Identificar um panorama geral da utilização das redes sociais pelas micro e pequenas empresas de moda; (b) Mapear as ações desenvolvidas no Facebook por essas empresas; (c) Verificar a resposta dos usuários em relação às publicações das empresas;(d) Levantar as postagens dos usuários nas fan pages das empresas; (e) Identificar o potencial de propagação das mensagens. A pesquisa realizada foi de caráter exploratório, qualitativo e descritivo. Os dados foram coletados em dois momentos, uma observação não participante das páginas das empresas selecionadas e a aplicação de questionário nos gestores destas. A análise dos dados permitiu observar que embora a literatura apresente como vantagem da utilização das redes sociais o contato mais próximo com o consumidor facilitando assim o diálogo com baixo investimento, na realidade o que se observa são publicações com linguagem informal concentradas na divulgação dos produtos, tornando a fan page uma plataforma que se assemelha a um catálogo virtual, possibilitando inclusive a comercialização. A interação do usuário com a página concentra-se nas curtidas. Quando estes comentam ou publicam espontaneamente costumam abordar assuntos como: interesse em compra, elogio a marca e reclamações.
Título em inglês
The dynamic use of social networks in the communication process by micro and small textile enterprises: an exploratory study.
Palavras-chave em inglês
Facebook
Fashion industry
Marketing communication
Micro and small enterprises
Social networking
Resumo em inglês
The research discusses the use of social networks as a communication platform for micro and small enterprises of the textile industry. The search is relevant to discuss todays important subjects: marketing communication through social networks in micro and small enterprises of the textile industry, justifying for the difficulty of micro and small enterprises to do actions of marketing because of the high investments that traditional medias require. The researchs proposal is identify how fashion micro and small enterprises are using social networks to communication with its customers. To achieve this target were defined the following steps: a) Identify an overview of the use of social networks by fashion micro and small enterprises; b) Map the developed actions taken by these companies on Facebook; c) Check the response from users regarding companies publication; d) Collect the posting by users on companies wall on Facebook; e) Identify the potential for programing the messages. This research had an exploratory, qualitative and descriptive character. The data base was collect in two moments, a non-participant observation of the social networks on companies pages and the application of a questionnaire with the companies managers. The data analyses allowed observing that although the literature presents as an advantage using social networks as close contact with the consumer, facilitating dialogue with low investment, actually what its observed is informal publications with informal language concentrated in disclosure of the products, making the fan page similar to a virtual catalog, sometimes even enabling the commercialization. The user interaction focuses on likes. When the user freely writes a comment ou something on the companies wall often approaches issues of interest, such as: buying, praise the brand and complaints.
 
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Marcela.pdf (2.17 Mbytes)
Data de Publicação
2014-06-30
 
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