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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2018.tde-28112018-221958
Document
Auteur
Nom complet
Cristiane Eloisa Bertoluci
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Sanches, Regina Aparecida (Président)
Borelli, Camilla
Duarte, Adriana Yumi Sato
Vicentini, Claudia Regina Garcia
Titre en portugais
Proposta de método para desenvolvimento de produtos de moda a partir de técnicas manuais e resíduos de malharia circular de algodão
Mots-clés en portugais
Malharia
Matriz Morfológica
Reciclagem
Sustentabilidade
Tricô
Resumé en portugais
Em contrapartida ao fast fashion está o slow fashion, uma busca pela retomada dos meios de produção da cadeia têxtil, da valorização das técnicas tradicionais de criação e desenvolvimento e da desasceleração do consumo. Parte deste movimento incentiva a volta ao aprendizado de técnicas manuais de tecimento, como, por exemplo, o tricô, o crochê, a costura em máquinas domésticas, o tear e até a fiação. O presente trabalho tem como objetivo investigar e experimentar soluções ambientalmente sustentáveis para resíduos de malharia circular de algodão, utilizando técnicas manuais de tecimento, como o tricô e a matriz morfológica de Zwicky para desenvolver novos produtos de moda. Como matérias-primas principais foram utilizados resíduos de malha de três fontes: compra de novelos de produtores que trabalham diretamente com empresas que descartam as oréolas de malhas circulares; tecidos defeituosos descartados por empresas; peças descartadas por consumidores. A proposta para o desenvolvimento de novos produtos a partir de reuso de materiais, utilizou os seguintes métodos: o brainstorming, a matriz morfológica e o método de Pugh. Para a elaboração desse trabalho, foi feito um estudo bibliográfico da cadeira têxtil para compreender em quais momentos são gerados resíduos de malharia circular e como eles podem ser aproveitados para a elaboração do experimento deste estudo. Para direcionar ao ambientalmente sustentável, conceitos de sustentabilidade aplicados ao design e à moda, assim como conceitos de reciclagem, também foram estudados. A visão sobre técnicas manuais de tecimento e como estão inseridas no contexto atual de criatividade foi subsídio teórico para justificar a utilização do tricô para a experimentação e criação de peças de vestuário e acessórios. A geração de uma matriz morfológica de Fritz Zwicky foi a base metodológica para desenvolver novos produtos. O peso da matéria-prima resultou em produtos pesados para o uso em vestuário, mas aceitáveis para acessórios
Titre en anglais
Methold to develop new garments based on handmade techniques and cotton circular waste
Mots-clés en anglais
Circular Knit
Knitting
Morphological Chart
Recycling
Sustainability
Resumé en anglais
Slow fashion opposes fast fashion as a search of reassuming the fashion productions means, valuing traditional handcrafts and slowing down consuming. This work aims to investigate and experiment environmentally sustainable solutions for circular knit waste, using handmade techniques like knitting and Zwickys morphological chart to develop new creative fashion garments. The works starts with a bibliographic study research on textile chain to understand in what circumstances the development of circular knit generates waste and how it can be used for this experiment. To base the study on environmentally sustainable solutions, a base study on fashion and design sustainability concept, as well as recycling, was also made. Handmade textiles, like knitting, and the creative view of handcrafts nowadays were also studied to justify it as a creative mean of experimentation for garments and accessories. Zwickys morphological chart generation was the methodological mean of developing new products. The use of circular knit waste to develop new products resulted in heavy garments, but it was well seen as a new yarn for handmade accessories
 
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CEB_COMPLETO.pdf (37.19 Mbytes)
Date de Publication
2018-12-05
 
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