• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2014.tde-20022015-184006
Documento
Autor
Nome completo
Priscila Rezende Carvalho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Caldas, Waldenyr (Presidente)
Oliveira, Paulo de Tarso
Sanches, Regina Aparecida
Título em português
A cultura de consumo nos blogs de moda: representações, participação e vínculos
Palavras-chave em português
Blogs
Consumismo
Moda
Redes sociais
Sociologia do consumo
Resumo em português
A seguinte pesquisa explorou a figura da blogueira de moda como intermediária cultural nas práticas de consumo de sua audiência. Para tanto, foi selecionado um blog específico que se destacou durante o período de pesquisa, o blog Camila Coelho. Com base em teorias socioantropológicas, a moda é tratada pela perspectiva do consumo, ou seja, é um fenômeno cujo desenvolvimento está atrelado à sociedade e cultura de consumidores. O papel dos meios de comunicação em massa no campo da moda é crescente e a indústria cultural passa por transformações profundas oriundas da comunicação em rede e da maior participação dos indivíduos, permitida pela vasta oferta de ferramentas sociais. Logo, as noções de liderança que regem os processos de consumo não são rígidas, observam-se alternância de autoridades e de poder de influência no gosto e nos estilos de forma cada vez mais dispersa e efêmera. A análise do blog escolhido revelou a necessidade de integrar as instâncias da representação, da participação e dos vínculos para compreender o papel das blogueiras no campo da moda. A pesquisa foi conduzida com caráter exploratório e qualitativo. O corpus de análise foi retirado de um intervalo de seis meses de publicações no blog, em que foi realizada a observação não participativa, e é composto por dez publicações que obtiveram grande volume de comentários. As informações foram categorizadas e descritas, enredando a representação identitária da blogueira à participação da audiência como prática de consumo: por aprovação, por colaboração, por crítica ou por vínculo. A etapa de observação participativa complementa a pesquisa discutindo esses vínculos criados entre a blogueira e suas leitoras. Os resultados mostram que o capital simbólico que faz a blogueira ascender à posição de intermediária cultural é acumulado pelo gosto, consumo e autoridade conspícuos, que são reconhecidos e debatidos publicamente e, principalmente, pela manutenção da audiência por meio de estratégias que fazem da blogueira um híbrido entre celebridade e par de suas leitoras.
Título em inglês
Consumer culture on fashion blogs: representations, participation and bonds
Palavras-chave em inglês
Blogs
Consumerism
Fashion
Social Networking
Sociology of consumption
Resumo em inglês
The following research explored the figure of the fashion blogger as cultural intermediate in consumption practices of the audience. Thus, a specific blog that stood out during the research period, Camila Coelhos blog, was selected. Based on socio-anthropological theories, fashion is treated by the consumption perspective, a phenomenon that has developed along linked to the consumer society and culture. Mass media has a growing importance in the field of fashion, and the culture industry is undergoing profound changes arising from communication network and the greater involvement of individuals, allowed by the wide range of social tools. Therefore, the leadership notions governing the consumption processes are not rigid, its observed toggle authorities and power of influence in taste and styles increasingly dispersed and ephemeral. The analysis of the selected blog revealed the need to integrate the instances of representation, participation and bonds in order to understand the role of bloggers in the fashion field. The research was conducted exploratory and qualitatively. The corpus of analysis was taken from a range of six months of blog entries, when the non-participant observation was conducted, and consists of ten publications that have achieved great number of comments. The information was categorized and described, tangling the identity representation of the blogger to the audience participation as consumer practices: by approval, by collaboration, by critics or by bonds. The step of participant observation complements the research discussing these bonds created between the blogger and the readers. The results show that the symbolic capital that makes the blogger ascend to the cultural intermediate position is driven by conspicuous taste, consumption and authority, which are recognized and publicly discussed, and especially by maintaining the audience through strategies that make the blogger a hybrid between celebrity and a peer to her readers.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
CARVALHOPR2015.pdf (44.23 Mbytes)
Data de Publicação
2015-02-28
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.