• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2013.tde-19022014-213611
Documento
Autor
Nombre completo
Danielle Paganini Beduschi
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Italiano, Isabel Cristina (Presidente)
Menezes, Marizilda dos Santos
Souza, Patrícia de Mello
Título en portugués
Diretrizes para o ensino de modelagem do vestuário
Palabras clave en portugués
Design de Moda
Ensino
Modelagem
Moulage
Resumen en portugués
O presente trabalho aborda análises históricas das metodologias utilizadas para o ensino da modelagem do vestuário e propõe o desenvolvimento de diretrizes para este ensino. Para tanto, realiza um levantamento histórico a respeito das diversas técnicas e métodos utilizados desde a década de 1960, fazendo uma comparação entre método e período sociocultural, visando à busca de técnicas que facilitem o processo de aprendizado em discussão. A análise das principais técnicas de modelagem utilizadas ao longo do tempo, das organizações curriculares dos principais cursos de graduação de Moda, e das pesquisas com profissionais educadores da área, proporcionarão uma ampla visão do que pode ser utilizado para otimizar o processo de aprendizado e o que deve ser descartado, por não favorecer uma formação mais rápida e de melhor qualidade. Após o estudo em questão, este projeto propõe um conjunto de diretrizes que favoreça a transformação do aluno em um profissional qualificado para atuar na área de modelagem do vestuário.
Título en inglés
Guidelines for patternmaking teaching
Palabras clave en inglés
Fashion Design
Moulage
Patternmaking
Teaching
Resumen en inglés
This research discusses historical analysis of methodologies for pattern making teaching and proposes the development of guidelines for teaching. The study presents a historical survey about the various techniques and methods used since the 1960s, making a balance between method and socio-cultural period in order to search for techniques to facilitate the learning process under discussion. The analysis of the main pattern making techniques used over time, the curricula of leading Fashion Graduation programs, and the research with professional educators, will provide a broad overview of what can be used to optimize the learning process and what should be discarded for not favoring a faster and better training. After the study in question, this project proposes a set of guidelines that encourage the transformation of the student in a qualified professional to act in Pattern making clothing.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-11-07
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.