• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2017.tde-16052017-210911
Documento
Autor
Nombre completo
Juliana Paradinha Sampaio
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Baruque Ramos, Júlia (Presidente)
Armando, Eduardo
Mihailidis, Basile Emmanouel
Vasconcellos, Eduardo Pinheiro Gondim de
Título en portugués
Marketing no varejo de moda: proposta de método de identificação de tecnologias aplicadas ao visual merchandising
Palabras clave en portugués
Marketing
Moda
Tecnologia
Varejo
Visual merchandising
Resumen en portugués
O visual merchandising proporciona ao varejo um ambiente memorável e agradável, além de promover o processo de compra, induzir o consumidor a retornar, favorecer o trabalho dos vendedores e tornar o ambiente da loja estimulante. O objetivo geral da pesquisa foi desenvolver a proposta de um método de apoio à identificação de tecnologias no ponto de venda que vise à competitividade de uma empresa no varejo de moda. A revisão da literatura abordou os seguintes tópicos: varejo, competitividade e inovação; marketing e visual merchandising; tecnologia da informação e a ética no uso de dados dos consumidores; bem como, as empresas de moda que utilizam tecnologia em seus pontos de venda. A metodologia de pesquisa se deu a partir do levantamento conceitual sobre os temas citados. A técnica de pesquisa escolhida para o estudo foi a análise de conteúdo. Os dados que compõem e sustentam o método foram coletados através de uma ampla revisão da literatura. O método apresentado no resultado é baseado em teorias de adoção e difusão da inovação e também em conceitos pertencentes ao varejo de moda. O método se divide em quatro etapas: (i) identificação de tecnologias com potencial de uso para cada uma das áreas do ponto de venda; (ii) fatores de decisão para a adoção das tecnologias; (iii) viabilidade das possíveis aplicações tecnológicas; e (iv) dados provenientes das aplicações tecnológicas e a contribuição de informações para os setores da empresa. Espera-se que em estudos futuros ocorra a aplicação do método em uma ou mais empresas para a verificação real de que ele poderia aumentar a vantagem competitiva, relacionando o varejo à tecnologia
Título en inglés
Marketing in fashion rtail: proposal of method of identification of technologies applied to the visual merchandising
Palabras clave en inglés
Fashion
Marketing
Retail
Technology
Visual merchandising
Resumen en inglés
Visual merchandising provides to the retail a memorable and enjoyable environment, as well as promoting the buying process, inducing the consumer to return, favoring the salespeople, and making the store environment stimulating. The general objective of the research was to develop the proposal of a method to support the identification of technologies at the point of sale aiming for the company competitiveness in the fashion retail. The literature review addressed the following topics: retail, competitiveness and innovation; marketing and visual merchandising; information technology and ethics in using the consumer data; as well as, fashion companies that use technology at their points of sale. The research methodology was based on a conceptual survey about the themes mentioned. The chosen research technique for the study was the content analysis. The data that compose and sustain the method were collected through a broad literature review. The method presented in the result is based on adoption and diffusion of innovation theories, along with concepts belonging to fashion retail. The method is divided in four stages: (i) identification of technologies with usage potential for each one of the areas of the point of sale; (ii) decision factors for technology adherence; (iii) feasibility of possible technological applications; and (iv) data from technological applications and the contribution of information to the company's sectors. It is expected that in future studies about the application of the method in one or more companies will occur for real verification that it could increase the competitive advantage, relating the retail to technology
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
1234JPS.pdf (2.64 Mbytes)
Fecha de Publicación
2017-06-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.