• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2018.tde-13052017-233619
Documento
Autor
Nombre completo
Kátia Pinheiro Lamarca
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Mendizabal Alvarez, Francisco Javier Sebastian (Presidente)
Mello, Adriana Marotti de
Pereira, Carlos de Brito
Título en portugués
Gestão da cadeia de suprimentos : um estudo de casos múltiplos em empresas brasileiras de moda programada e fast-fashion
Palabras clave en portugués
Cadeia Produtiva Têxtil e de Confecção
Fast fashion
Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
Moda programada
Resumen en portugués
O dinamismo inerente a moda expõe as cadeias de suprimentos a um desafio constante: gerenciar a relação com múltiplos agentes envolvidos em um longo lead time produtivo, enquanto atendem aos anseios por novidades frequentes no ponto de venda. A Cadeia Produtiva Têxtil e de Confecção (CPTC) se antecipa, em até dois anos, nas apostas de tendências e direciona às suas confecções um fluxo empurrado de produtos originais em formas, matérias, cores e estampas. Contudo, é no varejo que o êxito, ou insucesso, de uma coleção fica nítido e tem seus maiores impactos de incerteza. Em sentido contrário, o fast fashion ganha notoriedade por resolver esta problemática, encurtando ciclos produtivos e postergando acabamentos de produção, em uma cadeia de suprimentos que atende às solicitações do varejo, com trocas constantes de informação. Este modelo de negócios se torna, na revisão bibliográfica, um bom exemplo de aplicação das práticas de Gestão da Cadeia de Suprimentos (GCS) na moda, com exemplos recorrentes de marcas do Reino Unido, Suécia, Estados Unidos, Itália e Espanha. Surge, então, o interesse em verificar como interagem os agentes das CPTC do Brasil, comparando coleções programadas e de moda rápida, e se conseguem aplicar as diretrizes da GCS. Um estudo de casos múltiplos em 4 empresas, sendo 2 em modelo tradicional e 2 fast fashion, leva a resultados que confirmam a literatura nas práticas varejistas, enquanto diferem, especialmente nos métodos produtivos, levando a indagações sobre a adaptação dos parâmetros internacionais ao cenário local
Título en inglés
Supply chain management: A multiple case study in Brazilian companies of programmed fashion and fast-fashion
Palabras clave en inglés
Fashion scheduled
Fast Fashion
Supply Chain Management
Textile and Apparel Manufacturing Chain
Resumen en inglés
The inherent dynamism of fashion exposes supply chains to a constant challenge: managing the relationship with multiple agents involved in a long productive lead time, while meeting the yearnings for frequent novelties at the point of sale. The Textile and Apparel Production Chain (TAPC) anticipates trends, within two years, and directs to their factories a flow of original products into shapes, materials, colors and prints. However, it is in retail that the success, or failure, of a fashion collection becomes clear and has its greatest impacts of uncertainty. On the other hand, fast fashion is notorious for solving this problem, shortening production cycles and postponing production finishes, in a supply chain that responds to retail requests, with constant information exchanges. This business model becomes, in the bibliographic review, a good example of applying the practices of Supply Chain Management (SCM) in fashion, with recurring examples of brands from the United Kingdom, Sweden, the United States, Italy and Spain. Arises interest in checking how the TAPC agents of Brazil interact, comparing traditional and fast-fashion collections, and whether they are able to apply the guidelines of the SCM. A multiple case study in 4 companies, 2 in a traditional model and 2 fast fashion, leads to results that confirm the literature in retail practices, while differing, especially in productive methods, leading to inquiries about the adaptation of international parameters to the local scenario
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
KatiaLamarca.pdf (2.49 Mbytes)
Fecha de Publicación
2018-03-21
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.