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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2017.tde-13052017-003413
Document
Author
Full name
Joveli Ribeiro Rodrigues
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2017
Supervisor
Committee
Mendes, Francisca Dantas (President)
Araujo, Mauricio de Campos
Rosa, Jorge Marcos
Title in Portuguese
As implicações ergonômicas e antropométricas no processo de gradação do produto de moda
Keywords in Portuguese
Antropometria
Ergonomia
Moda
Modelagem plana
Moulage
Vestuário
Abstract in Portuguese
A relevância da pesquisa aqui apresentada reside na proposição de uma discussão integrada da questão da modelagem dentro do processo produtivo do vestuário, considerando seus principais aspectos: desenho, técnicas de modelagem, estudos do corpo e gradação de moldes, estabelecendo as correlações entre a modelagem plana e a moulage, e apontando a importância da abordagem científica do estudo do corpo por meio da antropometria e ergonomia na gradação dos moldes e, consequentemente, na produção de uma modelagem de qualidade. Nesse contexto, três hipóteses principais nortearam a realização da pesquisa: a primeira hipótese é a de existem muitas semelhanças entre as técnicas de modelagem plana e moulage, e ambas utilizam os princípios da antropometria e da ergonomia; a segunda é a de que os critérios para definição dos pontos de gradação são os mesmos nas duas técnicas de modelagem, e para realizar a gradação, é necessário estabelecer uma tabela de medidas considerando as diferenças ergonômicas, e a terceira é que, dessa forma, é possível imaginar que, em ambas as técnicas de modelagem, seria adequado usar as diferenças ergonômicas e antropométricas para encontrar os principais pontos de gradação. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo geral analisar as técnicas de modelagem utilizadas no desenvolvimento de produtos de moda e, a partir dessa análise, refletir sobre as implicações ergonômicas e antropométricas no processo de gradação do produto de moda. Para tanto, foi realizada, primeiramente, uma revisão da literatura especializada, no sentido de estabelecer conceitos e descrever características dos temas abordados. Em seguida, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório e qualitativo, com modelistas profissionais, por meio da aplicação de um questionário. Os resultados mostram que tanto a literatura consultada como os profissionais entrevistados concordam com as hipóteses levantadas pelo trabalho
Title in English
The ergonomic and anthropometric implications in the graduation process of the fashion product
Keywords in English
Anthropometry
Clothing
Ergonomics
Fashion
Flat modeling
Moulage
Abstract in English
The relevance of the research presented here lies in the proposal of an integrated discussion of the modeling within the productive process of clothing, considering its main aspects: design, modeling techniques, body studies and molding, establishing the correlations between flat modeling and the moulage, and pointing out the importance of the scientific approach of the study of the body - through anthropometry and ergonomics - in the gradation of molds and, consequently, in the production of a quality modeling. In this context, three main hypotheses guided the research: the first hypothesis is that there are many similarities between the techniques of flat and moulage modeling, and both use the principles of anthropometry and ergonomics; the second is that the criteria for defining the gradation points are the same in the two modeling techniques, and to perform the gradation, it is necessary to establish a table of measures considering the ergonomic differences; and the third is that it is possible to imagine that, in both modeling techniques, it would be appropriate to use the ergonomic and anthropometric differences to find the main points of gradation. In this sense, this work has as its general objective to analyze the modeling techniques used in the development of fashion products and, from this analysis, to reflect on the ergonomic and anthropometric implications in the process of gradation of the fashion product. A review of the specialized literature was carried out, in order to establish concepts and describe characteristics of the topics addressed. Then, an exploratory and qualitative research was carried out, with professional modelers, through the application of a questionnaire. The results show that both the literature consulted and the professionals interviewed agree with the hypotheses raised by the work
 
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Publishing Date
2017-06-19
 
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