• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2016.tde-08042016-110200
Documento
Autor
Nombre completo
Paula de Maio Iglecio Cozzolino
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Italiano, Isabel Cristina (Presidente)
Sousa, Cyntia Santos Malaguti de
Viana, Fausto Roberto Poço
Título en portugués
O figurino no Cinema Marginal: Rogério Sganzerla
Palabras clave en portugués
Cinema marginal
Figurinista
Figurino
Moda
Rogério Sganzerla
Resumen en portugués
Esta pesquisa analisa e documenta os figurinos criados para o cinema brasileiro na obra O Bandido da Luz Vermelha de Rogério Sganzerla, a qual tem como pano de fundo o Cinema Marginal. Focaliza o trabalho de figurino neste período, com o objetivo de contribuir para a memória coletiva nacional e enriquecer o material de investigação dos profissionais ligados à área. O estudo se faz a partir de um levantamento dos aspectos sócio-político-culturais do país nas décadas de 60 e 70, refletidos num cinema que aparece como uma reação à situação por que passava o país no período de 1964 1968, com a politização das manifestações artísticas face aos fechamentos ocasionados pela ditadura militar. A partir da análise do filme e entrevistas com profissionais participantes ou ligados à obra do autor, como o operador de câmera Carlos Ebert, o qual também atuou como fotógrafo no filme O Bandido da Luz Vermelha; a diretora e atriz Helena Ignez, ícone do Cinema Marginal e esposa de Rogério Sganzerla; e o diretor e produtor Julio Calasso Junior, inicia-se um entendimento do processo criativo utilizado nos filmes produzidos pelo cineasta, num relevante período da história do cinema nacional. Indaga como os trajes colaboram para a construção dos personagens numa obra cinematográfica e a importância do figurino na criação destes personagens, tanto para o diretor como para o próprio ator, e como a escolha dos elementos e materiais corretos compõe plasticamente esta figura e contribuiu na sua gestualidade. Verifica o mérito de uma direção de arte com referências ao Pop, em sua acepção mais verdadeira, a de popular; com uma linguagem de quadrinhos, onde apresenta alguns personagens que são verdadeiras caricaturas do povo brasileiro e, assim, avalia como os elementos visuais se tornam o suporte do discurso
Título en inglés
Cinema Marginal costumes: Rogério Sganzerla
Palabras clave en inglés
Costume
Costume designer
Fashion
Marginal cinema
Rogério Sganzerla
Resumen en inglés
This research verifies and documents costumes created for the Brazilian cinema into the work O Bandido da Luz Vermelha by Rogério Sganzerla, which has as its backdrop the Marginal Cinema. It focuses on the work developed for costumes in this period, aiming at contributing to the national memory and at the improvement of the research material of professionals connected to the area. The study was developed considering a deep investigation of social, political and cultural aspects of the country in the 60`s and 70`s, reflected in a movie that shows up as a reaction to the cultural situation the country was going through in the period between 1964 and 1968, with the politicization of artistic manifestations against the closures imposed by the military dictatorship. Based on the analysis of the film and interviews with some professionals close to the author, as the director of photography Carlos Ebert, who also worked as a photographer in the movie O Bandido da Luz Vermelha; the director and actress Helena Ignez, Cinema Marginal icon and Rogérios Sganzerla wife; and the director and producer Júlio Calasso Junior, it develops a new understanding of the creative process used in films produced by the film-maker Rogério Sganzerla, in this relevant period of the national cinema history. It questions how the costumes may contribute to the characters building in a cinematographic work, its significance for both the director and the actor, and how the chosen elements and right materials shape the image aesthetically and contributes to the artist´s gestures. It verifies the merit of an art direction, with references to Pop, in its most relevant meaning, which is to be ´popular`, with comic book language style, in which some characters who are true caricatures of the Brazilian people are featured, and assesses how well the visual elements become the support for the speech
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-04-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.