• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2016.tde-10112016-073950
Documento
Autor
Nome completo
Gustavo Antonio Freitas de Mendonca
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Pereira, Carlos de Brito (Presidente)
Finotti, Marcelo Abib
Mendizabal Alvarez, Francisco Javier Sebastian
Título em português
Fundamentos de marketing e emergência estratégica em competição varejista
Palavras-chave em português
Comércio
Estratégia
Marketing
Sistemas complexos
Varejo
Resumo em português
O ambiente de mercado contempla diversas influências econômicas, empresariais e sociais e pode ser entendida a partir do comércio, atividade que representa o fluxo de produção e recursos entre fornecedores e consumidores. A área de Sistemas Complexos oferece uma abordagem de estudo que possibilita um aprofundamento da compreensão dos mecanismos de interação que determinam a competitividade de mercado, alem de proporcionar uma avaliação interdisciplinar das condições adequadas para o funcionamento da atividade varejista. São retomados trabalhos clássicos de Sistemas Complexos para discutir as possibilidades de estudos interdisciplinares na área de marketing e estratégia. Este trabalho relaciona os fundamentos do marketing área de estudo diretamente relacionada com a origem do conceito de mercado com princípios de emergência estratégica, abordados pela área de sistemas complexos. A dissertação também apresenta um modelo de agentes desenvolvido para o estudo de princípios econômicos como exemplo de instrumento para análise de competitividade empresarial e influência no comportamento do consumidor através de estratégias de marketing aplicadas ao varejo
Título em inglês
Marketing fundamentals and strategic emergency in retail competition
Palavras-chave em inglês
Complex systems
Marketing
Retail
Strategy
Trade
Resumo em inglês
The market environment offers numerous economic, business and social influences and can be understood from the trade, which is the intermediation between production flow and consumers. Complex Systems offers a study approach that allows for a deeper understanding of the interaction mechanisms that determine market competitiveness, in addition to providing an interdisciplinary assessment of appropriate conditions for the operation of retail activity. Classic works of Complex Systems are taken to discuss the possibilities of interdisciplinary studies in marketing and strategy. This work relates the marketing fundamentals study area directly related to the origin of market concept with principles of strategic emergency, covered by Complex Systems. This dissertation also presents a model of agents developed for economical principles studies as a tool to analyze competition between companies and influence on consumer behavior through marketing strategies applied to retail
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-11-28
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.