• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2014.tde-06052014-132527
Documento
Autor
Nombre completo
Wellington Montefusco Anastácio
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Prado, Edmir Parada Vasques (Presidente)
Araújo, Luciano Vieira de
Reinhard, Nicolau
Título en portugués
Fatores críticos de sucesso para integração com sistemas legados: um estudo de caso no SERPRO
Palabras clave en portugués
Governo eletrônico
Integração de sistemas de informação
Interoperabilidade
Sistemas integrados
Sistemas legados
Resumen en portugués
Para o cidadão solicitar serviços de governo através de um portal que centralize o atendimento e não requeira conhecimento prévio da estrutura administrativa que organiza esses serviços, é necessário que o governo se atente a uma questão desafiadora: Quais são as poucas áreas na integração com sistemas legados cujo tratamento inadequado implicará necessariamente no fracasso na implementação do portal? Uma vez que sistemas de informação estão fortemente ligados aos processos de negócio da organização que atendem, a resposta dessa pergunta não tem natureza unicamente tecnológica. Buscou-se, nesse trabalho, a identificação das poucas áreas críticas para o sucesso na integração com sistemas legados no governo e explicações que ajudassem a entender por que elas assim são. Conhecer e entender os resultados obtidos contribui para a superação de barreiras que residem no desafio de implantar o portal centralizador que facilitará o autoatendimento dos cidadãos e contribuirá para o avanço do governo eletrônico. A estratégia utilizada para atingir os objetivos foi a de estudo de caso da organização pública Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). Este estudo teve uma natureza exploratória e descritiva e a organização é relevante porque atende demandas de sistemas de informação para o governo nas esferas municipal, federal e estadual há quase cinco décadas. O estudo de caso se desenvolveu em duas fases: (1) survey para identificar os fatores críticos de sucesso, incluindo análise fatorial para identificar as dimensões críticas que resumem os fatores encontrados e; (2) entrevistas semiestruturadas aplicadas a dez profissionais escolhidos pelo critério de representarem percepções extremas e opostas em relação à percepção média sobre cada dimensões crítica encontrada. Todas as entrevistas foram transcritas e categorizadas por análise temática. Foram obtidos 106 respondentes do survey e mais de 12 horas de conteúdo transcrito para as análises. Os resultados obtidos foram que o sucesso da integração de sistemas de informação com sistemas legados no governo está fortemente ligado a quatro dimensões: (1) efetividade dos recursos tecnológicos e humanos, porque a complexidade do sistema legado foi identificada como a causa de fracasso mais relevante em projetos dessa natureza; (2) processo minimizador de incertezas, porque as distorções na comunicação e os imprevistos que surgem ao longo do projeto requisitam altíssima qualidade de comunicação; (3) poder de prioridade, porque conflitos de interesse são frequentes e é crítico que se tenha poder e recursos para resolver questões como falta de prioridade de uma equipe externa; e (4) clareza da necessidade do negócio, porque essa clareza dá à equipe de desenvolvimento a segurança necessária sobre a consistência da solução de integração de sistemas.
Título en inglés
Critical success factors for integration with legacy systems: A SERPRO case study
Palabras clave en inglés
Eletronic government
Integrated systems
Integration of information systems
Interoperability
Legacy systems
Resumen en inglés
For the citizen requesting government services through a centralized portal service which does not require prior knowledge of the government administrative structure organizing these services, it is necessary that the government pay attention to a challenging question: What are the few areas in integration with legacy systems in which inadequate treatment results necessarily in failure to the portal implementation? Since information systems have a strong link to the business processes, the question has not only a technological nature answer. In this work, we sought to identify the few critical areas for successful integration with legacy systems in government environment. We also pursued to find possible explanations that help to understand the reason why they are critical. To know and to understand the results obtained in this work contributes to overcoming barriers that reside on the challenge of promoting centralized interface that will facilitate self-service for citizens and will promote the electronic government. The strategy used for the achievement of the objectives was a case study of the public organization Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). This study was of exploratory and descriptive nature and this organization is important because it meets the demands of information systems for the government at the municipal, state and federal levels to nearly five decades. This case study had two phases. First, we identified critical success factors with a survey and found dimensions that summarize the identified factors with a factor analyses. Second, we conducted a sequence of ten semi-structured interviews applied to experienced professionals. The criterion used to select these professionals were their perceived perception about the importance of the critical dimensions that we found. The selected perception should be extreme and opposite in relation to the average perception of the dimension. We transcribed and categorized all the interviews with a thematic analysis. As results, we got 106 survey respondents and 12 hours of transcribed interviews. We found four critical dimensions to the successful integration of information systems with legacy systems in government. The first is the effectiveness of technological and human resources because we identified that the complexity of legacy system in projects of system integration as the most important cause of failures. The second is to minimize process uncertainty because of the risk of distortions in communication and the need of contingencies that may arise during the project. The third is critical dimension is the priority force because conflicts of interest are common and it is critical to have the power and the necessary resources to solve them. The last dimension is the clarity of the business need, because this clearly gives the development team the necessary security about the consistency of the solution of systems integration.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-06-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.