• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2017.tde-01062017-085136
Document
Auteur
Nom complet
Nathalia Nieuwenhoff
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Directeur
Jury
Nishijima, Marislei (Président)
Marçal, Emerson Fernandes
Pires, Ricardo
Sarti, Flávia Mori
Titre en portugais
Uma comparação da aplicação de métodos computacionais de classificação de dados aplicados ao consumo de cinema no Brasil
Mots-clés en portugais
Algoritmos de classificação
Bens de informação
Consumo
Naïve Bayes
Reconhecimento de padrões
Support Vector Machine
SVM
Resumé en portugais
As técnicas computacionais de aprendizagem de máquina para classificação ou categorização de dados estão sendo cada vez mais utilizadas no contexto de extração de informações ou padrões em bases de dados volumosas em variadas áreas de aplicação. Em paralelo, a aplicação destes métodos computacionais para identificação de padrões, bem como a classificação de dados relacionados ao consumo dos bens de informação é considerada uma tarefa complexa, visto que tais padrões de decisão do consumo estão relacionados com as preferências dos indivíduos e dependem de uma composição de características individuais, variáveis culturais, econômicas e sociais segregadas e agrupadas, além de ser um tópico pouco explorado no mercado brasileiro. Neste contexto, este trabalho realizou o estudo experimental a partir da aplicação do processo de Descoberta do conhecimento (KDD), o que inclui as etapas de seleção e Mineração de Dados, para um problema de classificação binária, indivíduos brasileiros que consomem e não consomem um bem de informação, filmes em salas de cinema, a partir dos dados obtidos na Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) 2008-2009, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo experimental resultou em uma análise comparativa da aplicação de duas técnicas de aprendizagem de máquina para classificação de dados, baseadas em aprendizado supervisionado, sendo estas Naïve Bayes (NB) e Support Vector Machine (SVM). Inicialmente, a revisão sistemática realizada com o objetivo de identificar estudos relacionados a aplicação de técnicas computacionais de aprendizado de máquina para classificação e identificação de padrões de consumo indica que a utilização destas técnicas neste contexto não é um tópico de pesquisa maduro e desenvolvido, visto que não foi abordado em nenhum dos trabalhos estudados. Os resultados obtidos a partir da análise comparativa realizada entre os algoritmos sugerem que a escolha dos algoritmos de aprendizagem de máquina para Classificação de Dados está diretamente relacionada a fatores como: (i) importância das classes para o problema a ser estudado; (ii) balanceamento entre as classes; (iii) universo de atributos a serem considerados em relação a quantidade e grau de importância destes para o classificador. Adicionalmente, os atributos selecionados pelo algoritmo de seleção de variáveis Information Gain sugerem que a decisão de consumo de cultura, mais especificamente do bem de informação, filmes em cinema, está fortemente relacionada a aspectos dos indivíduos relacionados a renda, nível de educação, bem como suas preferências por bens culturais
Titre en anglais
A comparison of the application of data classification computational methods to the consumption of film at theaters in Brazil
Mots-clés en anglais
Classification algorithm
Consumption
Information goods
Naïve Bayes
Pattern recognition
Support Vector Machine
SVM
Resumé en anglais
Machine learning techniques for data classification or categorization are increasingly being used for extracting information or patterns from volumous databases in various application areas. Simultaneously, the application of these computational methods to identify patterns, as well as data classification related to the consumption of information goods is considered a complex task, since such decision consumption paterns are related to the preferences of individuals and depend on a composition of individual characteristics, cultural, economic and social variables segregated and grouped, as well as being not a topic explored in the Brazilian market. In this context, this study performed an experimental study of application of the Knowledge Discovery (KDD) process, which includes data selection and data mining steps, for a binary classification problem, Brazilian individuals who consume and do not consume a information good, film at theaters in Brazil, from the microdata obtained from the Brazilian Household Budget Survey (POF), 2008-2009, performed by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). The experimental study resulted in a comparative analysis of the application of two machine-learning techniques for data classification, based on supervised learning, such as Naïve Bayes (NB) and Support Vector Machine (SVM). Initially, a systematic review with the objective of identifying studies related to the application of computational techniques of machine learning to classification and identification of consumption patterns indicates that the use of these techniques in this context is not a mature and developed research topic, since was not studied in any of the papers analyzed. The results obtained from the comparative analysis performed between the algorithms suggest that the choice of the machine learning algorithms for data classification is directly related to factors such as: (i) importance of the classes for the problem to be studied; (ii) balancing between classes; (iii) universe of attributes to be considered in relation to the quantity and degree of importance of these to the classifiers. In addition, the attributes selected by the Information Gain variable selection algorithm suggest that the decision to consume culture, more specifically information good, film at theaters, is directly related to aspects of individuals regarding income, educational level, as well as preferences for cultural goods
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2017-06-20
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.