• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.10.2011.tde-27092012-163617
Documento
Autor
Nome completo
Gabriela Nery Faria Guedes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Ferreira, Fernando (Presidente)
Dias, Ricardo Augusto
Garcia, Rita de Cássia Maria
Título em português
Formulação, aplicação e avaliação de programa de educação em saúde em escola de Visconde de Mauá, distrito de Resende, Rio de Janeiro, RJ
Palavras-chave em português
Bem-Estar Animal
Cães
Educação em saúde
Gatos
Guarda Responsável
Resumo em português
Os cães já fazem parte do cotidiano do homem há milhares de anos. Atualmente, os cães assumem o papel de membros da família, apresentando um forte vínculo com os familiares, incluindo crianças. No entanto, as crianças, assim como a maioria dos adultos, pouco sabem ou aprendem sobre como cuidar de um animal, como prevenir zoonoses ou exercer a Guarda Responsável, propagando uma visão antropocêntrica. O presente trabalho visou mostrar de que maneira a Educação em Saúde pode trazer benefícios na formação ética e psicológica, por melhorar a relação criança-animal, ao mesmo tempo em que reduz a os riscos inerentes às doenças zoonóticas e o abandono de animais. As avaliações foram feitas com a utilização de questionários com questões abertas e fechadas em duas etapas, antes e após o projeto educativo. Para a comparação dos dados quantitativos obtidos nas duas fases, utilizou-se os testes de McNemar e de Homogeneidade Marginal, para análise qualitativa foram realizados grupos focais com crianças e professoras. O projeto educativo proporcionou a aquisição de conhecimento sobre os temas abordados e algumas mudanças de atitudes das crianças com seus animais de companhia, o que pode ser percebido pelo grupo focal e por algumas mudanças estatisticamente significantes entre as fases 1 e 2.
Título em inglês
Formulation, implementation and evaluation of health education program in school of Visconde de Mauá, district of Resende, Rio de Janeiro, RJ
Palavras-chave em inglês
Animal Welfare
Cats
Dogs
Health education
Responsible Ownership
Resumo em inglês
Dogs are already part of everyday life of man for thousands of years. Currently, the dogs take on the role of family members, showing a strong bond with them, including children. However, children as well as most adults know and learn little about caring for an animal, how to prevent zoonoses or promote Responsible Ownership, propagating an anthropocentric view. This study aims to show how health education can bring benefits in the ethical and psychological, by improving the child-animal relationship, while reducing the risks inherent in zoonotic diseases and the abandonment of animals. The evaluations were done with the use of questionnaires with open and closed questions in two stages, before and after the educational project. For comparison of quantitative data obtained in the two phases, we used the McNemar and Marginal Homogeneity tests, for the qualitative analysis was conducted focus groups with children and teachers. The educative project provided knowledge on the topics covered and some changes in attitudes of children with their pets, which could be perceived by the focus group and some statistically significant changes between phases 1 and 2.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-04-11
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.