• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.10.2009.tde-01092009-140420
Documento
Autor
Nome completo
Carolina Ballarini Zetun
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Dias, Ricardo Augusto (Presidente)
Gregori, Fábio
Pinheiro, Sônia Regina
Título em português
Análise quali-quantitativa sobre a percepção da transmissão de zoonoses em Vargem Grande, São Paulo (SP): a importância dos animais de companhia, da alimentação e do ambiente
Palavras-chave em português
Alimentação
Ambiente
Pesquisa quali-quantitativa
Posse responsável de animais
Zoonoses
Resumo em português
O presente trabalho aborda a questão de transmissão de zoonoses de forma muito mais ampla do que ela costuma ser tratada. Com o uso de análises quali-quantitativas, buscou-se entender o que as pessoas pensam e como elas se comportam, quanto à relação delas com o ambiente, com os animais de estimação e com os alimentos que elas ingerem, a partir de uma contextualização local, de acordo com suas condições sócio-econômicas e culturais. Vargem Grande é um bairro pobre e sem infra-estrutura adequada, não possui calçamento das ruas, o esgoto é a céu aberto, há presença de lixo nas vias públicas e nos terrenos baldios, e grande população de roedores. A população do bairro possui hábitos insalubres como, andar descalços pelas ruas, jogarem lixo e acumularem entulho em seus próprios quintais e fazerem suas hortas ao lado do esgoto. A técnica do Discurso do Sujeito Coletivo possibilitou a construção de uma análise aprofundada, que permitiu identificar categorias, que revelam a percepção da população quanto a sua relação com os animais, os alimentos de origem animal e o ambiente em que vivem. A partir do perfil do bairro e dos moradores, bem como das categorias, que revelam suas representações sociais, foi possível fornecer bases para futuras medidas de controle e prevenção de zoonoses e para um Programa de Educação em Saúde. Concluiu-se que só ocorrerá melhoria da qualidade de vida da população de estudo, se esse for um objetivo comum entre os órgãos públicos e empresas de distribuição de água e esgoto, os próprios habitantes do bairro, e os profissionais de saúde, incluindo veterinários.
Título em inglês
A quali-quantitavive analysis on the zoonosis transmition perception in Vargem Grande, São Paulo (SP): the importance of pets, food and environment
Palavras-chave em inglês
Environment
Food
Quali-quantitative research
Responsible ownership of animals
Zoonosis
Resumo em inglês
The present work aimed to illustrate the transmission of zoonosis in a more complete way than it is usually treated. Using quali-quantitative analysis to understand what people think and how they behave, how they relate with the environment, with companion animals and the food that they eat, a local context was defined according to their social economic and cultural conditions. Vargem Grande is a poor neighborhood without adequate infrastructure, paved streets, sewer system, there is trash on public ways and in vacant lots and large populations of rodents. The population of the district has unhealthy habits such as walking barefoot, throw garbage and debris in their own backyards and make their gardens next to the sewer. The technique Collective Subject Speech enabled the construction of a detailed analysis, identified categories that show the peoples perception about their relation with animals, food and the environment in which they live. From the neighborhood and residents profile, such as the categories that show their social representations, we provided groundwork for future measures for prevention and control of zoonosis and a program of education in health. We concluded that an improvement on life quality will only occur if a common goal between government, companies of water supply and sewage, the population and health professionals, including veterinarians.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2010-05-21
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.