• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.10.2007.tde-26062007-130818
Documento
Autor
Nome completo
Robson Fortes Giglio
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Ferrigno, Cássio Ricardo Auada (Presidente)
Bombonato, Pedro Primo
Machado, Nilson José
Ortolani, Enrico Lippi
Piconez, Stela Conceição Bertholo
Título em português
Desafios da educação via web no ensino de clínica cirúrgica de pequenos animais: desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso complementar ao presencial
Palavras-chave em português
Cirurgia
Educação a distância
Internet
Medicina veterinária
Resumo em português
Quando o tema é educação, frequentemente colocam-se empecilhos e justificativas para manutenção do formato tradicional, e, quando mudanças ocorrem, estas se fazem freqüentemente em equipamentos e não em procedimentos e atitude. Devemos incorporar um novo paradigma de ensino, no qual o professor passa de transmissor de informações para facilitador do aprendizado, o aluno de absorvedor passivo de informações para responsável pelo aprendizado e o processo de aprendizado de coletivo e periódico para individualizado e permanente. Com o objetivo de incorporar este paradigma, utilizando estratégias de educação a distância via Web, desenvolvemos uma disciplina on-line de Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais, complementar à presencial. Esta disciplina foi desenvolvida por dois anos, utilizando dois diferentes ambientes virtuais de aprendizagem: no primeiro experimento foi utilizado o ambiente virtual de aprendizagem Col 3.1, utilizando a estratégia da aprendizagem por meio de material, comunicação pessoal, com a ajuda de meios audiovisuais; e no segundo utilizamos o TecnoEduModdle, com ênfase na participação e discussão, principalmente por meio de casos clínicos. Em ambos, a efetividade da disciplina e o ganho de conhecimento dos alunos foram avaliados por meio de um questionário, utilizando uma escala de um a cinco (Likert). A disciplina on-line obteve altos índices de funcionalidade, aceitação e efetividade. Em ambos experimentos, os estudantes que participaram da disciplina virtual obtiveram médias maiores em todas avaliações da disciplina presencial, no entanto somente obteve valores com diferença estatisticamente significante, na avaliação prática (P<0,01) e na média final (P<0,05) do primeiro experimento. O segundo experimento demonstrou ser mais efetivo e apreciado pelos alunos. Este estudo indica que o ensino com auxílio da Web pode ser realizado com êxito e incorporado ao currículo médico veterinário, adequando este as tendências da educação contemporânea.
Título em inglês
Challenges in teaching small animal surgery by web: development, implementation and evaluation of an complementary course
Palavras-chave em inglês
Internet
Surgery
Veterinary medicine
Web-learning
Resumo em inglês
When changes in the educational methodology are the main subject, obstacles and justifications are raised in order to maintain the traditional way. And when changes take place they lay mainly on equipments but not on the procedures and attitude of the educator. A new paradigm must be incorporated, which the professor must change his/hers posture from information transmitter to learn facilitator, the student from passive to active learn responsible agent, and the learning process from general and periodical to an individual and continuous fashion. In this context, we proposed Small Animal Surgery for veterinary medicine undergraduate students in order to assess if the changes in the traditional educational system have a positive impact to the usage of Web-based course complementary and simultaneous to the regular discipline of on learning process of the students in this discipline. The Web-based course was applied for two consecutive years. In the first year, we used the Learning Management System Col 3.1, with required readings, pictures, videos, and group work to solve proposed questions. In the second year, we used the TecnoEduModdle, with emphasis on participation and discussion, mainly using clinical cases to introduce each topic. To support our study, we evaluated the discipline effectiveness and acquired knowledge by the students using a five points scale (Likert scale) questionnaire, also by the comparison of the regular discipline grades between the group of students who took and the ones who did not take the Web-based course. The students who attended the on-line discipline had higher grades then the ones who did not in all exams in both years. However, the grades from the two groups were statistically differences only in the practicum exam and final grade (p<0, 01 and p<0, 05 respectively) of the first year. The questionnaire results demonstrated high levels of discipline functionality, acceptance and effectiveness of the on-line course, although, the second experiment was considered more effective and appreciated by the students. This research indicated that Web-learning could be performed with success, using appropriate strategies, and be incorporated into the veterinary curriculum, adjusting this to the trends of the contemporary education.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Robson_Fortes_Giglio.pdf (971.73 Kbytes)
Data de Publicação
2007-06-28
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.